A avaliação psicológica pré-operatória consiste em um processo psicodiagnóstico que visa assegurar que o paciente, naquele momento, encontra-se em bom estado de saúde mental, favorecendo sua participação ativa no período pós-operatório e que seja capaz de seguir as orientações da sua equipe.
Nesse momento, também é feito um preparo psicoeducativo, cujo objetivo é que o paciente obtenha o máximo de conhecimento a respeito das orientações que deverão ser seguidas após a cirurgia e otimizar os resultados por toda a vida.
Conforme as exigências do Conselho Federal de Medicina e ANS, a Avaliação Psicológica é obrigatória aos candidatos às seguintes cirurgias eletivas através do SUS ou de qualquer plano particular de saúde.
Cirurgia Bariátrica
A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica visa estabelecer o quanto esta pessoa está preparada tanto para este procedimento assim como para todo o processo necessário pós cirurgia pois a obesidade pode interferir na qualidade de vida quanto aos aspectos físicos, psíquico e social.
A cirurgia bariátrica só pode ser realizada em atendimento a alguns critérios técnicos, tais como:
- Possuir IMC acima de 35
- Obsesidade em pessoas consideradas grupos de risco.
Laqueadura
Nesta avaliação deve-se avaliar as expectativas e temores do casal, ou da mulher quando comparecer individualmente ao processo.
A avaliação da maturidade emocional para encerrar a vida reprodutiva é de grande importância nos locais onde se dispõe do trabalho do psicólogo.
Assim como as outras avaliações pré-cirúrgicas, o intuito é avaliar a saúde emocional da mulher que se submeterá a uma cirurgia irreversível e de grande impacto na sua vida.
Vasectomia
O intuito deste tipo de avaliação pré-cirúrgica é garantir que o paciente esteja em pleno acordo com a cirurgia, bem como que o mesmo conheça as consequências do procedimento e sua saúde emocional, que poderá impactar de forma negativa para o seu pós-operatório.
Para se realizar uma cirurgia de vasectomia é necessário passar por alguns critérios de avaliação.
O primeiro deles é ter no mínimo 25 anos de idade ou pelo menos 2 filhos vivos. Além disso, é preciso ter estabilidade conjugal, e haver comum acordo do casal (ambos precisam assinar a autorização da cirurgia), em casos de pessoas incapazes psicossocialmente, a decisão pode ser tomada mediante autorização judicial.
Reparadora
Geralmente ocorre após a cirurgia bariátrica e esta cirurgia consiste em extrair o excesso de pele após o processo de emagrecimento.
Deve-se realizar uma avaliação psicológica para orientar o(a) avaliado(a) das mudanças estruturais, corporais e psicológicas que ocorrerão após o ato cirúrgico.